sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Você acha correto o uso de músicas seculares no culto mesmo com caráter cristão?

Na atualidade bandas de seculares como U2 fazem músicas com conteúdo cristão. Há algum tempo na tv uma denominação cantou música da Sandy e Junior em um dos cultos. Você acha correto o uso de músicas seculares no culto mesmo com caráter cristão?

Lembro-me de um amigo, dirigente de grupo de louvor, que disse ter participado em certa ocasião, da santa ceia de uma igreja presbiteriana do Rio de Janeiro, na qual foram entoadas duas canções seculares bem conhecidas de nós brasileiros. Uma delas, do cantor Gilberto Gil, cuja letra diz a seguinte coisa:

Se eu quiser falar com Deus
tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o Diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao final vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar

Achei tudo fora de hora, de profundo mal gosto e ofensivo à glória de um Ser cujo Filho foi moído pelas nossas transgressões.

Não sou a favor de se levar para o culto músicas cujas letras ensinam o exato oposto da fé cristã ou que tão somente dizem aquilo que todos os dias ouvimos em ruas, praças, bares, praia -e não nos sacam deste mundo de miséria e dor-, a fim de elevarmos nossa mente ao Deus absolutamente amável revelado pelo evangelho de Cristo. Creio que deveríamos ser criteriosos quanto ao contato com essas músicas até na nossa vida privada. Por que parar para ouvir o que desperta a dor, deprime, estimula as paixões mais pueris?

A letra da música, sem margem de dúvida, é um dos pontos óbvios da questão. Mas, o que falar do ritmo musical? Todos devem ser aceitos e introduzidos no culto a Deus? Eles são neutros? Não ex iste ritmo profano? Certamente nossas preocupações devem também envolver os ritmos musicais. A melodia desperta os mais diferentes tipos de emoção. O senso comum, portanto, nos ensina que as canções que inserimos em toda e qualquer solenidade, têm que ser harmonizar ao estado do espírito humano de momento.

Há ritmos musicais que não convidam a alma para a contemplação de um Deus santíssimo, "sobrevestido de glória e majestade".

Quanto a sacralização, vamos assim dizer, de canções seculares, introduzindo conteúdo cristão às melodias, sabemos que há precedentes na história do cristianismo para esse tipo de prática. Lutero foi um que usou músicas populares, alterando a letra, e introduzindo-as no culto. Castelo Forte é uma delas. Gostaria muito que algumas das músicas seculares que ouço há anos (especialmente quando escrevo livros, artigos e sermões), tivessem conteúdo cristão e pudessem ser usadas na adora� �ão.

Não podemos nos esquecer, no entanto, que dependendo da música, tem-se que tratar da questão dos direitos autorais, e que algumas canções marcaram tanto a vida de uma determinada cultura, que é quase impossível dissociá-las do seu propósito original.

Estou certo de que enriqueceria a vida da nossa sociedade, se músicos cristãos fossem capazes de ensinar os valores do cristianismo através de suas composições. As letras não precisariam necessariamente mencionar as palavras com as quais estamos tão familiarizados na Bíblia, e que assumem forte conotação religiosa para o não-cristão. Eles fariam como o livro de Ester, no Antigo Testamento, que fala sobre Deus do início ao fim, sem mencionar o seu nome.

A música é uma das principais avenidas da alma para a contemplação do que transcende a esta vida de luto e lágrimas. Que saibamos ser criteriosos quanto ao que vamos ouvir em casa, bem como quanto ao que vamos trazer para nossos cultos, pois uma boa escolha musical poderá representar para a sua e a minha vida, contato com o que faz a verdade penetrar de modo mais profundo na alma.


Antonio Carlos Costa


8 comentários:

  1. Acredito que o grande problema no meio evangélico é discernir o que é de Deus.

    Para esclarecer e nos ajudar a entender um pouco mais este assunto é estudarmos sobre graça comum.

    Portanto, pesquisem acerca de GRAÇA COMUM e, desta maneira, abriremos a mente pra muitas coisas que são denominadas do mundo.

    Paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito interessante!
    OBS: eu li viu pastor ;D

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Aqui pertinente se faz, observarmos também a graça especial pela qual Deus justifica, santifica e glorifica o seu povo. Ao contrário da graça comum, que é dada universalmente, a graça especial é outorgada somente àqueles que Deus elege à vida eterna, mediante a fé em Seu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo.

    Destarte, aqui menciono e nos levo a reflexão de que seria melhor "desfrutarmos"(Digo desfrutar=priorizar em nossa vida)da graça que nos leva a redenção e arrependimento de nossas transgressões, a qual outrora já fora concedida por Deus.

    Vos levo a um exemplo da graça comum no DIREITO. Por exemplo:A graça comum capacita o homem para praticar o que geralmente se denomina justiça civil, isto é, aquilo que é certo nas atividades civis ou naturais. Os calvinistas geralmente afirmam que os não regenerados podem realizar o bem natural, o bem civil, e o bem religioso exterior. Contudo, eles chamam a atenção para o fato de que, conquanto essas obras dos não regenerados sejam boas do ponto de vista material, como obras ordenadas por Deus, não podem ser consideradas boas do ponto de vista formal, uma vez que não provêm do motivo certo e não visam ao propósito certo.

    A graça e a paz a todos!

    Wollney Ribeiro.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante o texto, porem eu gostaria de fazer uma ressalva, no começo do texto: "Na atualidade bandas de seculares como U2 fazem músicas com conteúdo cristão."

    ja li alguma coisa a respeito da banda e pelo depoimento do proprio Bono Vox, eles sao protestantes desde jovens adolescentes, e salvo engano, apenas 1 integrante nao professa a fé cristã. Sinceramente, nao sei ate que ponto isso é de fato verdade.

    mas em relacao a outras bandas ou musicas sendo tocadas nos cultos, nos mostra claramente a RELATIVIDADE invadindo nossas igrejas e transformando aquilo que deveria ser um culto a Deus, em meras oportunidades de atrair publicos.

    ResponderExcluir
  5. Estamos felizes pela participação dos irmãos, todavia ainda temos muitos que não comentaram!

    Vamos agitar e crescer com esse blog galera!!!

    pazz

    ResponderExcluir
  6. Precisamos estar atentos ao que convém aos santos.
    O culto a o Senhor é algo sério, precisamos entregá-Lo o melhor.
    O culto deve ser racional.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei qual é o pior, essas músicas seculares com mensagens positivas ou músicas do gênero gospel, cantadas por artistas gospel de mensagens que maculam a imagem do nosso Deus altíssimo!
    Temos que prestar atenção nem tudo que leva o nome de deus realmente está falando do Soberano Deus!

    ResponderExcluir
  8. Nossas igrejas estão se tornando palco para apresentações de musicas gospel que em nada glorificam a Deus para quem deveria ser dirigido o louvor, infelizmente é uma realidade, toda exaltação e gloria esta sendo dirigida para o homem e Deus ficando como mero coadjuvante, vejo isso como algo preocupante e devemos combater tais musicas que destrona Deus e entroniza o homem, pois TODA HONRA, TODA GLORIA, TODO LOUVO E TODA ADORAÇÃO SEJAM DADAS A DEUS!

    ResponderExcluir